domingo, 16 de agosto de 2015

O lado obscuro do Turismo

O Turismo gera dinheiro, gera lucro e cada vez mais esse lucro é significativo em Portugal.
E se é verdade que vemos por aí que o Turismo gera empregabilidade, o que estou de acordo, também será oportuno perguntar: E qualidade de empregabilidade?!

Check-in - About Simply Life


Essa é a questão que nunca é falado, quer quando andamos na faculdade e nos vendem a ideia que com o curso de turismo se tem mais oportunidades de emprego, quer quando vamos para o mundo do trabalho e nos é  incutida a mensagem que temos de agradecer ter um emprego. Mas a que custo?!
Será justo vender a ideia de que nos dias de hoje ter um emprego seja algo agradecer e não questionar ou ambicionar mais?!

Cidades como o Porto, vivem do turismo...é nos hotéis, com os recepcionistas, que os turistas ficam com uma boa ou má imagem quer do hotel, quer da cidade e até mesmo do paí,s pois é com os mesmos que eles têm a primeira abordagem mais directa e pessoal.

Check-in - About Simply Life

Portanto que adianta um hotel ter um director-geral a receber milhares e um recepcionista a receber uma vergonha?! Quando as queixas chegam a um director já houve um recepcionista que teve de segurar "o barco" e por vezes é o próprio que resolve a situação.
Os departamentos deviam trabalhar em equipa e os salários mais equilibrados.

Funcionários insatisfeitos geram clientes insatisfeitos...

Há que se começar a dar valor, ou mais valor, a quem está numa recepção, que abdica de fins-de-semana, de datas festivas a troco de pouco...por vezes de horas extras não pagas, de nem uma palavra de apresso pelo seu trabalho.

Com isto, também quero salientar que existem excepções...mas há mais mar que peixes...

Sem comentários:

Enviar um comentário