sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Porque razão tirar férias é bom para a carreira...

Deixo aqui um estudo que achei interessante e que concordo plenamente, publicado pela HR Portugal.

Influência das férias no trabalho - About Simply Life


Todos precisamos de uma pausa de vez em quando. Se não o fizer, estará a aumentar o risco de sofrer de stress. Na verdade, um pouco de descanso e relaxamento pode até potenciar o seu desempenho profissional.


Se entrou recentemente num trabalho novo ou está a tentar causar boa impressão, é possível que pense que deve dispensar o período de férias, para não causar má impressão ou deixá-lo com trabalho em atraso. No entanto, não fazer uma pausa de vez em quando pode ter um impacto negativo na sua produtividade. Ou seja, ninguém vai beneficiar se estiver sempre a trabalhar ininterruptamente – nem o seu chefe.


Antes de passar um período fora do escritório, deve sempre avisar com antecedência e preparar qualquer trabalho ou cobertura necessária antes da data em que pretende voltar, para que os seus superiores não sintam que os está “a deixar na mão”.

O UnderCover Recruiter aponta algumas razões por que tirar férias é bom para a carreira.

1. Promove produtividade
Pode pensar que trabalhar até tarde e não folgar significa que vai ter mais trabalho feito, mas várias pesquisas têm mostrado que, quando se trabalha mais horas, os colaboradores não são tão criativos, e é mais complicado para eles manterem o nível de intensidade de trabalho. Por isso, pense que trabalhar demais pode estar, na realidade, a deteriorar a qualidade do seu trabalho.

2. Vai ser mais saudável
Se não tem tempo para relaxar e descontrair, está a colocar-se em risco de stress. O stress consegue ter um impacto muito negativo na saúde, como aumentar a pressão arterial, a probabilidade de ter problemas de coração e de sofrer de depressão. Por isso, é importante que cuide de si, como faz com o seu trabalho.

3. Ter tempo de qualidade com as pessoas de quem gosta 
Se está a trabalhar demasiadas horas, provavelmente não tem tempo como gostaria para gastar com os seus entes queridos. Se tirar férias anualmente, pode definir que vai passar esse tempo livre com eles, seja em casa ou numa viagem. Passar tempo com os seus amigos e familiares pode ser apenas o que precisa para relaxar e melhorar o seu humor depois de uma temporada stressante no trabalho.

4. Ter novas experiências
Há muita coisa para fazer e ver no mundo. Mas não vai poder fazê-lo a partir dos limites do seu escritório. Faça uma pausa e experimente coisas novas, ou poderá arrepender-se mais tarde. Se tem o objectivo de começar um novo hobby, esta poderá ser a altura ideal e poderá até abrir portas para novas oportunidades no futuro.

5. Equilibre o trabalho e a vida pessoal
Se não consegue ter um bom equilíbrio entre a vida profissional e pessoal devido ao seu emprego, é provável que comece a desenvolver sentimentos negativos em relação ao trabalho e entidade patronal, e isso poderá também afectar a sua saúde. Para se ser feliz no trabalho e manter a disposição de trabalhar dando o seu melhor, é importante que seja capaz de fazer esse equilíbrio, para que não deixe de fazer as coisas de que gosta e tenha um estilo de vida saudável.

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